Páginas

terça-feira, 5 de maio de 2009

Sérgio Rodrigues

Sérgio Rodrigues formou-se em 1952 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro. É um dos mais importantes designers de móveis brasileiro, criando trabalhos com identidade nacional.


Um de seus produtos mais conhecidos é a poltrona Mole ,produzida em 1957, que recebeu o primeiro prêmio no Concurso Internacional do Móvel, em Cantù na Itália, no ano de 1961. Nesta ocasião, a poltrona passou a ser produzida pela firma Isa, de Bérgamo (Itália), que a exportou para vários países. Poltrona Mole
Seu nome de "mole" ou "molenga" foi dado pelos operários que a executaram. Sintonizada com espírito de sua época - de recusa ao formalismo e busca pelo conforto como um novo hábito de consumo - sem fugir de sua brasilidade essencial, a poltrona Mole foi de encontro aos novos modos de sentar (união da funcionalidade do sentar com o prazer do descanso) que emergiram numa época de rápidas transformações sociais, promovidas pelo fortalecimento industrial brasileiro.

Um comentário:

Matheus O. Lemes disse...

Viu isso? Olha só que demais: 8 artistas personalizaram algumas cadeiras criadas pelo Fernando Jaeger e agora elas estão sendo leiloadas no Mercado Livre. Uma mais linda que a outra. Estou até pensando em dar um lance lá. O mais legal é que a renda será revertida para obras assistenciais e tem uma delas bem aqui no meu bairro.

Achei tudo aqui ó: http://www.vivo.com.br/conexaocomonenhumaoutra/